quarta-feira, 29 de abril de 2009

Capítulo 6- Globalização e Desemprego

Não há fato que assuste mais o ser humano do que o desemprego. E o fenômeno que mais foi responsabilizado pelo aumento do desemprego foi a globalização da economia. Ela altera, de modo contundente, as relações da sociedade com os meios de produção . O maior fator disso é o avanço tecnológico.




http://2.bp.blogspot.com/_GbwPgSyldrk/RwZN1rtzZ_I/AAAAAAAAAtc/q9JMZhds_ME/s400/indicador+de+desemprego.jpg


Desemprego Estrutural

No século XIX, quando estava em curso a Revolução Industrial, houve notícias de trabalhadores que invadiram fábricas para quebrar as máquinas a vapor que tiraram o trabalho deles.



Hoje fala-se muito em desemprego estrutural. Isso significa que quando ocorre uma mudança numa empresa, isto pode estar acontecendo porque um setor primário está sendo desativado, o que acaba gerando muitos desempregados. Desesperados, e sem encontrar recolocação, muito deles passam a fazer bico ou ainda sair pelas ruas pedindo esmolas ou roubando, violentando diretamente sua própria dignidade.


Além do trabalho autónomo, há o subemprego. Trata-se de um compromisso informal entre empregado e empregador, muito parecido com um emprego, mas sem as garantias trabalhistas para o empregado. O trabalhador comparece ao local de trabalho, tem horário e tarefas bem estabelecidos, mas fica à mercê da vontade do empregador.


O exemplo mais típico é o trabalho doméstico. De modo geral, o problema do desemprego no final do século XX se agravou nos países desenvolvidos. Nesses países, a mão-de-obra ficou cara, porque os profissionais se tornaram especializados, exigindo salários elevados.


As multinacionais têm encontrado para contornar o problema do custo operacional montar suas fábricas em países emergentes. É por isso que em muitos países da Ásia e da África as taxas de desemprego têm sido razoavelmente baixas. A Europa tem alcançado índices de desemprego que só foram vistos em períodos de pós-guerra.


Desemprego no Brasil


Diariamente, o brasileiro que trabalha em empresas ouve falar que algum colega foi demitido sem justa causa, como é o caso da Grande São Paulo. Em primeiro lugar, os produtos de determinada industria sofrem queda de consumo, trazendo como sintoma direto uma queda no faturamento; em segundo, a empresa percebe que a concorrência aumentou, e vê que a saída é diminuir o custo de produção ou a própria produção.

2 comentários: