sexta-feira, 17 de abril de 2009

Capítulo 4- Expansão das Multinacionais


Entendendo o que é uma empresa transnacional e uma empresa multinacional:
Multinacionais:



São empresas que possuem estabelecimento em vários países do mundo. São grandes empresas que instalam filiais em outros países em busca de mercado consumidor, energia, matéria-prima e mão-de-obra baratas. Elas podem ser indústrias, empresas comerciais, bancos, redes de alimentação, de moda e de comunicação.


Na década de 1950 e 1960, as multinacionais eram em sua maioria de origem norte americana. Por exemplo: General motors, Ford e Exxon.


Em meados da década de 1960, começaram a se expandir multinacionais européias e japonesas, como a Volkswagen,Philips, Nestlé, Siemens, Fiat, Roche, Toyota Mitsubibishi e Sony. Por causa dessa expansão, não seria exagerado afirmar que hoje existe milhares de multinacionais pelo mundo inteiro.. Elas controlam uma fatia considerável da economia global.

É importante destacar que certas empresas funcionam com o sistema de franquia. Esse sistema cosiste em uma permissão de uso de suas marcas e padrões.







Multinacionais Fonte:http://www.gpsites.net/logomarcas3.jpg




Empresas Transnacionais:


As empresas transnacionais são empresas que nasceram com uma nacionalidade e, com o seu crescimento, deixaram de ser apenas nacionais. Tornaram-se multinacionais à medida que foram se expandindo pelo mundo e, para que seus produtos fossem aceitos nos mercados dos países onde foram se instalando, devido a existência de exigências locais, tiveram de passar por tantas modificações que perderam a indentidade de origem. Com isso, tornaram-se transnacionais.


A maior característica da empresa transnacional é que ela pode produzir os componentes de um produto em um país, fazer a montagem final em um segundo país e vender o produto num terceiro país, e assim por diante.


As empresas transnacionais são as maiores responsáveis pela globalização da produção. Elas são idependentes que possuem interesses próprios.






Empresa de carros Fiat: Empresa Transnacional






Empresas Transnacionais



O enfraquecimento do Estado-Nação



No Brasil, a palavra estado é usada para representar cada uma das unidades da federação.


De uma forma mais ampla, a palavra estado tem o significado de nação, que pode ser denominada também com Estado- Nação, sendo assim quando dizemos a palavra Estado-Nação , estamos nos referindo a um país que apresenta unficação de leis, usos e costumes.


Estado-Nação: um conjunto que congrega um povo, seu governo e seu território.


É preciso entender bem o conceito de Estado-Nação para entender que o fenômeno da globalização da produção tende a enfraquecê-lo. Com o avanço das empresas transnacionais, e o intercâmbio profissional e produtivo que elas provocam entre os povos o Estado-Nação poderá desaparecer dentro de alguns anos. A globalização está transformando o planeta Terra numa nação única, ignorando as fronteiras que delimitam seus territórios.


Esquema das Empresas Multinacionais e Transnacionais:

3 comentários: